Cultura

Póster alternativo de Oppenheimer, um dos filmes candidatos aos Óscares

Repórter de Imagem da SIC desde 2006, Edgar Ascensão dedica-se à criação de pósteres alternativos nos tempos livres. Na altura dos Óscares, tem por hábito criar um póster por cada filme nomeado na categoria de Melhor Filme.

Edgar Ascensão

Edgar Ascensão

Pósteres alternativos são criados um pouco por todo o mundo por artistas profissionais e não profissionais. São alternativos, porque contam outro ponto de vista de um determinado filme. São alternativos, porque têm liberdade para fugir ao que é oficial, obrigatório.

Em Portugal, há vários artistas que se dedicam à criação de pósteres alternativos àqueles que as grandes distribuidoras de filmes divulgam.

O trabalho de Edgar Ascensão também está reunido em livro, na série Pósteres Caseiros. Cresceu no Paúl, concelho da Covilhã, e vive em Lisboa. Interessou-se, desde cedo, pelo cinema e pela ilustração. Na SIC, integra a Editoria de Cultura.

Oppenheimer (2023)

  • Realizado por Christopher Nolan
  • 13 nomeações para os Óscares

Prometeu roubou o fogo aos deuses e deu-o ao homem, por causa disso foi acorrentado a um rochedo e torturado eternamente.”

É com esta citação da mitologia grega que abre o filme, estabelecendo a temática da narrativa do Homem que roubou o fogo aos deuses e foi por isso castigado, fazendo o paralelismo com o protagonista deste biopic, Robert Oppenheimer, o chamado "pai da bomba atómica".

Profere a célebre frase “Agora, tornei-me na Morte, a destruidora de mundos.”. Está assim nas mãos dele o destino do mundo, recaindo também sobre ele o dilema moral de usar este imenso poder destrutivo para pôr fim à guerra, ainda que com tudo o que isso acarreta não só para o futuro da humanidade como para a sua própria vida pessoal.

É mais tarde questionado, os dedos apontados a ele, julgado individualmente pelas decisões dos demais. Oppenheimer carrega então daí para diante também ele um fardo similar às mitologias, sendo depois por isso alcunhado de Prometeu Americano.

Últimas