Cultura

'The Madalene Song': a música inédita de Sinéad O’Connor lançada após a sua morte

A canção única de Sinéad O'Connor foi divulgada pela primeira vez este domingo e faz parte da banda sonora do último episódio da série “The Woman In The Wall”, da BBC.

Facebook

SIC Notícias

Alguns meses após a morte de Sinéad O’Connor, que aconteceu em julho, foi divulgado, no último episódio da série da BBC 'The Woman in the Wall', um tema inédito da cantora.

Ao longo da carreira, a cantora irlandesa foi, de forma constante, uma voz ativa contra os abusos na Igreja Católica. 'The Madalene Song', a canção divulgada no domingo, aborda a dor que sentiu após perder o filho, Shane O'Connor, que se suicidou em 2022, aos 17 anos, bem como o período em que viveu numa instituição católica, aos 15 anos, onde foi alvo de vários abusos.

“A Sinéad autorizou o uso da música mesmo antes de começarem a filmar e quando os produtores a ouviram ficaram maravilhados por ter algo tão forte. Todos sentimos que o único sítio para onde poderia ir seria para o fim”, disse David Holmes, produtor musical de O’Connor nos últimos anos e compositor da banda sonora da série da BBC.

A série 'The Woman in the Wall' não é exibida em Portugal, pelo menos para já. No último episódio, a música da artista, que faleceu aos 56 anos, acompanha imagens de uma mãe que perdeu o filho, mas que encontra determinação para sobreviver, descreve o The Guardian.

“É incrível como o significado desta canção faz sentido com esta história. Tinha mesmo de ser”, acrescentou Holmes.

Até ao momento, "The Magdalene Song" é a única música de Sinéad O’Connor lançada após a sua morte, mas ainda não chegou às habituais plataformas de streaming de música. Apenas pode ser ouvida na série, que se encontra disponível no Reino Unido, na plataforma iPlayer, da BBC.

Sabe-se que a cantora estava a trabalhar num novo álbum, uma vez que alguns dias antes da sua morte fez uma publicação nas redes sociais a informar que este sairia no início de 2024. No entanto, segundo o The Guardian, compete agora à família decidir se o álbum póstumo será ou não lançado.

Últimas