Cultura

Sessão de Cinema: "Salt"

O que é, ou pode ser, um "James Bond no feminino"? Angelina Jolie propõe a resposta num filme especialmente competente e espectacular.

Angelina Jolie em agente da CIA acusada de traição: a espionagem em tom feminino
DR

João Lopes

Numa altura em que se fala muito da "integração" de personagens de mulheres no universo dos super-heróis, talvez valha a pena lembrar que houve quem propusesse figuras femininas em registos tradicionalmente dominados por homens sem necessidade de colar a tal facto um selo algo simplista de "militantismo". Observe-se o exemplo de "Salt" (2010), com Angelina Jolie (já disponível em streaming), "thriller" de espionagem executado com especial competência e energia espectacular.

Podemos começar por descrever o filme a partir de um cliché: "James Bond no feminino"… Assim será, mas o certo é que a personagem interpretada por Angelina Jolie — Evelyn Salt, uma agente da CIA acusada de fazer espionagem para a Rússia — se distingue por uma singularidade dramática que, obviamente, não é estranha às qualidades da sua intérprete.

As premissas da história fazem lembrar um pouco um clássico do género: "Os Três Dias do Condor" (1975), uma realização de Sydney Pollack com Robert Redford no papel central. Tal como a personagem de Redford nesse filme, também Salt se vê forçada a esclarecer a lógica da sua acção, enfrentando as mais variadas ameaças externas e, sobretudo, internas.

Philip Noyce, o realizador, ainda que distante da sofisticação de Pollack, volta a mostrar a sua capacidade para trabalhar a partir de modelos tradicionais, emprestando-lhes novas componentes — da vertigem da acção física às nuances das sequências mais íntimas. Além do mais, "Salt" reflecte um requinte de produção particularmente sensível no tratamento das imagens: a direcção fotográfica é da responsabilidade de Robert Elswit, um dos grandes mestres do "visual" do cinema americano das últimas décadas, já distinguido com um Óscar por "Haverá Sangue" (2008), de Paul Thomas Anderson.

HBO Max

Últimas