Cultura

Sessão de Cinema: “Os Contos de Hoffmann”

Este é um dos grandes clássicos da filmografia da dupla do cinema britânico Michael Powell/Emeric Pressburger — está disponível numa magnífica cópia restaurada.

"Os Contos de Hoffmann": um exemplo admirável da produção britânica do começo da década de 1950

João Lopes

Cinema para toda a família? Eis um conceito que está longe de se esgotar nas produções de desenhos animados que, através das novas técnicas digitais, têm proliferado no século XXI. Podemos confirmá-lo (cada vez mais!…) através da oferta multifacetada que encontramos no streaming, ajudando-nos a enriquecer a nossa memória cinéfila. E aqui está um belo exemplo: “Os Contos de Hoffmann”, produção britânica de 1951 assinada pela dupla Michael Powell/Emeric Pressburger.

Em 1948, Powell/Pressburger tinham realizado “Os Sapatos Vermelhos”, um espectáculo deslumbrante capaz de rivalizar com as produções de Hollywood da mesma época, tendo como base um conto clássico de Hans Christian Andersen. Foi um enorme sucesso, a ponto de os levar a conceber outro filme de sofisticada encenação, explorando ao máximo os recursos técnicos dos estúdios da época — assim nasceu esta superprodução, adaptando a ópera de Jacques Offenbach, estreada em 1881, por sua vez inspirada em três contos de E. T. A. Hoffmann.

Moira Shearer, bailarina escocesa que se tinha tornado conhecida do grande público precisamente através de “Os Sapatos Vermelhos”, volta a liderar um elenco de muitos talentos em que surge também, por exemplo, outra lendária dama do bailado, Ludmilla Tchérina, francesa de ascendência russa.

Sem esquecer que as cores exuberantes do Technicolor se devem a Christopher Challis, um dos mais brilhantes directores de fotografia do cinema clássico britânico (e também de Hollywood) que já fora responsável pelas imagens de “Os Sapatos Vermelhos”. Daí a importância da qualidade da cópia disponível — esta é, de facto, a versão restaurada em 2015, com supervisão de Thelma Schoonmaker (que foi casada com Michael Powell) e Martin Scorsese.

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