Crise na Ucrânia

Putin diz que Crimeia mostrou "novas capacidades" do exército russo

O Presidente russo, Vladimir Putin, saudou  hoje as Forças Armadas russas pela atuação na Crimeia, anexada pela Rússia,  afirmando que ela mostrou as novas capacidades do exército russo. 

Com esta declaração, Vladimir Putin confirma pela primeira vez o envolvimento  direto do exército russo na tomada de controlo daquela península ucraniana,  realizada por milhares de tropas bem armadas e equipadas envergando uniformes  militares sem identificação. 

"Os recentes acontecimentos na Crimeia foram um teste importante. Eles  demonstraram as novas capacidades das nossas forças armadas em termos de  qualidade e do elevado moral dos militares", disse Putin numa cerimónia  militar transmitida pela televisão. 

O Presidente russo agradeceu aos "militares da Frota do Mar Negro e  outras unidades estacionadas na Crimeia pela sua contenção e coragem pessoal".

As ações que realizaram na Crimeia, disse, foram "precisas e profissionais"  e permitiram "evitar provocações e o derramamento de sangue e a realização  pacífica do referendo" de 16 de março, em que a Crimeia votou por uma união  com a Federação Russa. 

A Rússia enviou tropas para a Crimeia no início de março, depois da  deposição em fevereiro do Presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado  pró-russo, e da formação na Ucrânia de um Governo apoiado pelo Ocidente.

 

Lusa

Últimas