"O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22:29" [3:29 em Lisboa], declarou Raúl Castro, que sucedeu a Fidel no poder em 2006.
O corpo de Fidel vai ser cremado este sábado, de acordo com a sua "expressa vontade", indicou emocionado Raúl Castro, num breve discurso ao país que concluiu com a expressão "Hasta la victoria, siempre" ("Até à vitória, sempre").
Cuba decretou 9 dias de luto pela morte de Fidel Castro. O funeral vai realizar-se dia 9 de dezembro em Santiago de Cuba.
Fidel Castro esteve no poder quase meio século, entre 1959 e 2006, quando se afastou por motivos de saúde e foi substituído pelo irmão.
Na última década, Fidel fez poucas aparições públicas. Ainda assim tem sido o anfitrião de presidentes e de outras personalidades que visitam Cuba. Marcelo Rebelo de Sousa esteve recentemente em Cuba numa visita de estado de dois dias.
Fidel Castro apareceu pela última vez em público no passado dia 15, quando recebeu na sua residência o Presidente do Vietname, Tran Dai Quang.
Durante a última década, Fidel fez poucas aparições públicas, foi dado como morto várias vezes na Internet e nas redes sociais e manteve um contacto regular com o mundo através dos seus artigos intitulados "Reflexiones", publicados na imprensa oficial e sempre reproduzidos pelos media internacionais.
Ao longo dos últimos anos, Fidel também se despediu de alguns dos seus melhores amigos e aliados, como o Nobel da Literatura Gabriel García Márquez (2014), o antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela (2013) e o líder venezuelano Hugo Chávez (2013).
Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu a 13 de agosto de 1926, em Birán, uma pequena localidade do município cubano de Mayari, no seio de uma família de origens galegas.
Após um longo e conturbado período como opositor do regime de Fulgêncio Batista (um então aliado dos Estados Unidos), o guerrilheiro Fidel Castro, que frequentou Direito na Universidade de Havana, e o seu companheiro de luta Che Guevara chegavam a 1 de janeiro de 1959 a Havana e a Revolução Cubana fazia a sua entrada na História.
Fidel Castro assumiu o poder na ilha e tornou-se numa das figuras mais carismáticas, mas também das mais controversas, da História política do século XX.
Com Lusa