Há já alguns anos que a água não corria com tanta abundância no início de primavera na região centro do país. Os produtores de frutos vermelhos de Mangualde só esperam que até ao verão não haja surpresas.
Em 2022, soaram os alarmes para produzir framboesas é preciso por dia um litro e meio de água no pico do verão. Cada autarquia, adaptou a estratégia possível, em Mangualde por exemplo, isentaram-se taxas de licenciamento e permitiu-se a expansão de áreas de armazenamento, mas não chega, falta uma estratégia nacional.
Os apoios aos jovens agricultores permitiram que só em Mangualde existam agora 200 hectares de frutos vermelhos. Por dia, no verão, podem consumir seis milhões litros de água, a questão é: onde ir buscar tanta água?
"A barragem de girabolhos podia resolver definitivamente este problema e a verdade é que nós continuamos repetidamente a falar sobre algo que é sempre uma esperança, mas nunca passa da esperança e por isso era importante é que olhássemos para esta região e pensássemos que temos a solução aqui ao lado , nas nossas mãos, e que temos de avançar definitivamente para ela", garantiu Marco Almeida Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
Nesta região, além das produções em estufa, há ainda um grande peso da produção de vinho e azeite que também entram nas contas.