Vídeo

"Luís Montenegro tentará fazer o jogo de 'se estão a deixar-me governar, não podem derrubar-me a seguir'"

Questionado sobre a referência de Luís Montenegro às circunstâncias de governabilidade do novo Executivo, Sebastião Bugalho sugere que “esse será um dos tópicos que Luís Montenegro inserirá no seu discurso de tomada de posse”.

Sebastião Bugalho

SIC Notícias

Esta terça-feira é o dia em que Luís Montenegro assume a governação do país, numa tomada de posse que está marcada para as 18:00 no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Na opinião do comentador da SIC Sebastião Bugalho, o discurso de tomada de posse do novo primeiro-ministro poderá ser marcado pelas condições de governabilidade do país. Acompanhe em direto, e ao minuto, na SIC Notícias todos os desenvolvimentos.

Questionado sobre a referência de Luís Montenegro às circunstâncias de governabilidade do novo Executivo, o comentador sugere que “esse será um dos tópicos que Luís Montenegro inserirá no seu discurso de tomada de posse”.

“No primeiro gesto em que essa estabilidade podia ter sido materializada - a eleição do presidente da Assembleia da República - o processo foi todo bastante instável”, recorda Sebastião Bugalho.

Acrescenta ainda: “Poderá querer pegar no facto de PS se ter comprometido a viabilizar o Governo de Luís Montenegro e não viabilizar a moção de censura do Partido Comunista Português.”

“É algo que acho que Luís Montenegro poderá querer puxar, dizendo ‘se os senhores me estão a deixar governar em início, não podem querer logo derrubar-nos a seguir' ”, acrescenta.

Na tradicional cerimónia, os membros do novo Executivo vão prestar juramento e assinar o auto de posse perante o Presidente da República. É a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa empossa um Governo, mas o primeiro liderado pelo PSD.

Últimas