A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira informa que, esta terça-feira, foi confirmado o primeiro caso de infeção por Monkeypox na região autónoma.
O doente em causa é um homem “(…) com história de viagem recente à Região de Lisboa e Vale do Tejo. Está a ser acompanhado pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, tendo sido tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção”, refere a DRS em comunicado.
No total, mais nove casos de Monkeypox foram confirmados nas últimas 24 horas, elevando para 374 o número de infeções em Portugal.
A maioria dos casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, refere a Direção-Geral da Saúde.
Segundo a autoridade de saúde, os casos identificados e confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”.
A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas já existem casos, além da Madeira, nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
SAIBA MAIS
- Monkeypox: Chile decreta estado de alerta sanitário após detetar seis casos
- Varíola dos macacos é na verdade herpes?
- Estão a caminho de Portugal 2.700 doses das vacinas contra o vírus Monkeypox