Vírus mpox

Portugal é o terceiro país europeu com mais casos de varíola dos macacos 

Subiu para 58 o número de casos em Portugal.

SIC Notícias

Há mais de 230 casos confirmados de varíola dos macacos em todo o mundo e a maioria concentra-se na Europa.

Em Portugal, foram registados 58 casos. É o terceiro país europeu com mais casos. Todas as infeções são em homens entre os 23 e os 61 anos, sendo que a maioria tem menos de 40.

A Organização Mundial de Saúde afirma que a situação começa a ser preocupante porque não está a seguir os padrões habituais.

“Nunca houve um surto com esta natureza (…) Sempre houve surtos no local original, em África, mas os casos que saíam de lá eram pontuais”, afirma o virologista Paulo Paixão.

Com a erradicação da doença em 1980, a vacina contra a varíola humana deixou de ser administrada e a OMS afirma que, por enquanto, não é necessário voltar à vacinação em massa.

Saiba mais:

Últimas