Cientistas portugueses desenvolvem tratamento promissor contra o cancro colorretal
Cientistas portugueses testaram um novo tratamento contra o cancro colorretal, um dos tipos de cancro que mais mata. Os resultados são promissores e podem também servir para combater outros tipos de cancro. O cancro colorretal é o mais comum em Portugal e um dos que mais mata. Segundo os especialistas, são registados cerca de 10 mil 500 casos por ano e quase 5 mil mortes. Saiba mais aqui.
Radiação das tomografias poderá estar associada a mais casos de cancro no futuro, prevê estudo
Um novo estudo alertou para os possíveis riscos associados às tomografias computadorizadas (TC). A investigação da Universidade da Califórnia, publicada na revista JAMA Internal Medicine, sugere que se os atuais níveis de utilização e de dose de radiação persistirem, o cancro associado a estes exames poderá vir a representar 5% de todos os novos diagnósticos da doença por ano. Saiba mais aqui.
Praticar semanalmente 150 minutos de exercício físico baixa risco de cancro, revela investigador
Na conferência que decorreu em Lisboa, especialistas americanos apontaram como meta para os Estados Unidos que, até 2029, cerca de 40% a 50% dos pacientes após o diagnóstico de cancro juntem ao tratamento comum um programa de exercício físico. Saiba mais aqui.
Saúde do aparelho digestivo: comer iogurte regularmente pode reduzir o risco de cancro
Segundo esta investigação publicada na revista científica "Gut Microbes", em fevereiro, existem evidências científicas que mostram que o consumo regular de iogurte pode ter um efeito protetor contra certas formas agressivas de cancro colorretal, modificando o microbioma intestinal, ou seja, os micro-organismos que vivem no intestino. Saiba mais aqui.
Quase 80% dos doentes oncológicos esperam além do prazo legal para primeira consulta
A 31 de dezembro de 2024, havia 8.616 utentes em espera por uma primeira consulta de oncologia. Destes, 78,6% esperavam há mais tempo do que o permitido por lei, que são sete dias para casos muito prioritários, 15 dias para prioritários e 30 dias para restantes. Saiba mais aqui.