Saúde e Bem-estar

Sarampo: Portugal regista em 4 meses quase metade dos casos de 2024

Desde janeiro, foram confirmados 14 casos de sarampo em Portugal: 1 caso na região Centro e os outros 13 na região de Lisboa e Vale do Tejo. Apesar da preocupação, a DGS considera menos provável que aconteça um surto de grandes dimensões devido ao número muito elevado de vacinados.

André Palma

Há 14 casos de sarampo identificados em Portugal desde janeiro. Apesar do aumento, a Direção-Geral da Saúde (DGS) reafirma que é pouco provável um surto como o que acontece noutros países.

O número muito elevado de vacinados em Portugal contra o sarampo leva a DGS a dizer que é menos provável que aconteça um surto de grandes dimensões por cá.

Desde o início do ano que em Portugal, foram confirmados 14 casos de sarampo: 1 caso na região centro e os outros 13 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Num esclarecimento enviado à SIC, a Direção-Geral da Saúde explica que são pessoas que foram infetadas fora de Portugal ou então contactos dessas pessoas. Sete estavam vacinadas. As outras oito não tinham vacina para o sarampo.

Só nos primeiros quatro meses do ano, Portugal atingiu quase metade dos casos que registou durante todo o ano passado.

A infeção está a propagar-se muito rapidamente na Europa e nos Estados Unidos porque houve países a baixar os níveis de vacinação durante e depois da pandemia, o que abriu caminho à propagação.

A Organização Mundial de Saúde diz quehá 28 anos que não havia tantos casos de sarampo no continente europeu.

Só no estado do Texas, nos Estados Unidos da América, foram registados desde janeiro até agora 561 casos, 58 pessoas precisam de ser internadas. Duas crianças não vacinadas morreram.

A infeção já se espalhou a estados vizinhos. Há, pelo menos, 90 casos confirmados noutros estados do país.

Em Portugal, a DGS admite preocupação com estes númerose reforça que em caso de sintomas deve ligar primeiro para a linha SNS24.

Últimas