Saúde e Bem-estar

"Doença X": a futura pandemia que pode ser 20 vezes mais fatal que a covid

A "Doença X" está a ser avaliada há cinco anos e pode estar na origem de uma futura pandemia. Vai estar em discussão esta quarta-feira, num painel liderado pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde.

Yuichiro Chino

SIC Notícias

A 54.ª edição do Fórum Económico Mundial já arrancou em Davos, na Suíça. A "Doença X", que poderá ser a futura pandemia, é um dos temas em discussão esta quarta-feira. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já avisou que pode provocar 20 vezes mais mortes que a covid-19.

Há cinco anos que cientistas e a OMS têm "debaixo de olho" a "Doença X", um agente patogénico ainda desconhecido. Em 2018, foi incluída na lista da OMS sobre doenças que deviam ser prioridade.

No ano passado, foi criado um grupo com dezenas de especialistas para identificarem agentes patogénicos que poderiam provocar surtos e pandemias. Aliás, há vários grupos de cientistas em todo o mundo a trabalhar para evitar uma nova pandemia, eventualmente causada pela desconhecida "Doença X".

A OMS já avisou que a "Doença X" pode ser 20 vezes mais mortal que o SARS-CoV-2. É, por isso, um dos temas em debate nesta edição do fórum de Davos.

"Que esforços são necessários para preparar os sistemas de saúde?" é a pergunta de partida para a sessão de quarta-feira, liderada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e que vai contar com a intervenção de, por exemplo, o presidente do conselho da AstraZeneca e da ministra da Saúde do Brasil.

Com as atenções centradas no clima e na geopolítica, a 54.ª edição do Fórum Económico Mundial arrancou na segunda-feira em Davos e conta com a presença de 52 chefes de Estado e Governo. O evento já contou com a participação inédita de Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia.

Últimas