A Organização Mundial de Saúde pode declarar, ainda este mês, o adoçante artificial aspartame como possivelmente cancerígeno. Este adoçante é utilizado em diversos produtos como a coca-cola zero.
“Surgiu em resposta às necessidades de alguns consumidores especiais, nomeadamente os diabéticos”, explicou, em entrevista à SIC a coordenadora em engenharia alimentar, Margarida Moldão.
Começou a ser usado em praticamente todos os alimentos por ser cerca de 200 vezes mais doce do que o açúcar convencional.
O consumo do aspartame está a ser investigado há décadas. As últimas recomendações do comité da OMS revelavam que seria seguro dependendo sempre da quantidade de adoçante e do produto.
Já o estudo, realizado no ano passado, numa amostra de 100.000 pessoas, em França, provou que quem consumia grandes quantidades de adoçantes artificiais apresentava um risco maior de cancro.
Portanto, é “”dizer ao consumidor que esteja atento, que leia os rótulos, que procure rótulos simples. Mas, também não vamos entrar na paranoia de ter medo dos aditivos”, alertou a coordenadora em engenharia alimentar,.
A decisão da Organização Mundial da Saúde será conhecida no final da próxima semana.