Saúde e Bem-estar

Cidade de São Francisco quer banir cigarros eletrónicos

Em causa está a falta de estudos sobre os efeitos para a saúde.

Regis Duvignau

SIC Notícias

As autoridades de São Francisco, nos Estados Unidos, propuseram uma nova lei para banir os cigarros eletrónicos até que os seus efeitos na saúde sejam estudados pelo Governo norte-americano.

A lei procura conter o aumento do uso destes cigarros pelos jovens. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o número de adolescentes que admitem ter consumido tabaco “nos últimos 30 dias” cresceu 36% entre 2017 e 2018, um aumento atribuído à popularidade dos cigarros eletrónicos.

Uma segunda iniciativa pretende ainda proibir a produção, venda ou distribuição de tabaco em propriedades da cidade, como é o caso de Juul, uma firma de cigarros eletrónicos que está a ocupar um espaço no Pier 70, um bairro histórico de São Francisco.

Empresas podem candidatar-se a avialiação até 2021

Na semana passada, a Food and Drug Administration (FDA) divulgou as diretrizes propostas, dando às empresas até 2021 para se candidatarem a uma avaliação dos seus cigarros eletrónicos. O advogado Dennis Herrera, coautor da proposta de lei que ainda não foi aprovada, disse que os efeitos destes produtos deveriam ter sido estudados antes da sua venda.

Em 2018, a cidade de São Francisco tornou-se a primeira nos Estados Unidos a proibir cigarros com sabor e "e-líquidos".

Últimas