As escolas públicas desceram no ranking das melhores médias nos exames. No topo do ranking das escolas secundárias os estabelecimentos de ensino privado continuam a liderar a tabela e concentram-se sobretudo na zona norte.
Os melhores…
As melhores notas dos exames continuam a pertencer às privadas.
Este ano a liderar o ranking está o Grande Colégio Universal do Porto, destronando o Colégio Efanor, em Matosinhos, que no ano passado obteve a melhor média nacional.
No Grande Colégio Universal do Porto foram realizados 218 exames e a média foi superior a 16 valores. Segundo a direção, o segredo está mesmo no acompanhamento personalizado e as atividades extracurriculares dão também uma motivação extra.
Quanto aos estabelecimentos de ensino público, a escola secundária do Restelo, em Lisboa, é a primeira a aparecer na lista com mais de mil provas
realizadas. Obteve uma média de 13,30 valores.
…e o pior
Num dos piores lugares do ranking encontra-se a Escola Secundária Jaime Cortesão, em Coimbra, que refletiu uma média nacional de 8,76 valores..
Com 200 alunos, a direção justifica o lugar por grande parte serem externos.
O ranking das escolas conta com os exames realizados apenas nas escolas secundárias e esta estatística tem por base pelo menos 100 provas realizadas.