Repórteres do Mundo

Há mais sinais nas estradas? Os carros inteligentes dizem que sim

Desde o início do ano, os novos carros têm de estar equipados com um assistente de velocidade inteligente que avisa os condutores se estiverem a conduzir demasiado rápido. Para tudo funcionar, os sinais de trânsito têm de estar no lugar certo, caso contrário, o sistema de controlo pode ficar baralhado.

SIC Notícias

2025 começou agitado nas estradas dos Países Baixos. Desde 1 de janeiro, os novos carros têm de estar equipados com um assistente de velocidade inteligente, o ISA (Intelligent Speed Assistance). Este sistema avisa os condutores se estiverem a conduzir demasiado rápido. As câmaras colocadas nos carros leem os sinais de trânsito e ajustam automaticamente a velocidade ou alerta os condutores. O vereador da Mobilidade em Alphen aan de Rijn acredita que as ruas vão ficar mais seguras.
"Por exemplo, se conduzir para uma igreja, uma aldeia ou um bairro, o carro pode, em alguns casos, ajustar a sua velocidade automaticamente ou, pelo menos, alertar o condutor."
Para tudo funcionar, os sinais de trânsito têm de estar no lugar certo, caso contrário, o sistema de controlo pode ficar baralhado. Joris Helweg é analista de Dados de Trânsito e diz que 20% dos sinais são redundantes.
"Há demasiados sinais em todo o país. Os sinais de velocidade, em particular, terão de ser recolocados corretamente."
Só no município de Boskoop, estão a ser removidos 350 sinais de trânsito.
"Aqui havia um sinal a avisar de um estreitamento da estrada. Bem, esse estreitamento é visível. Pode-se ver isso. Então, por que há um sinal a avisar? Tem de ser removido."
Últimas