Mais Mundo

Mais Mundo: como a extração mineira pode envenenar regiões inteiras

Aos poucos, a terra, os rios e o ar começaram a ser envenenados pela extração mineira, que tomou conta da paisagem e tornou a vida insuportável. A situação piorou quando concessão das minas foi entregue em 2018 a uma empresa chinesa.

SIC Notícias

Criveli é uma aldeia típica da Sérvia oriental com 700 habitantes, parque infantil, igreja e cemitério, mas nos últimos anos as sombras rodeiam a localidade encravada nos Balcãs e nas ruas não faltam sinais de que as coisas não estão bem.

No subsolo desta outrora fértil localidade esconde-se a razão de uma riqueza cobiçada pelos de fora, ruína para os que aqui vivem. O cobre começou a ser retirado das entranhas daqueles montes, ainda a Sérvia fazia parte da antiga Jugoslávia.

Aos poucos, a terra, os rios e o ar começaram a ser envenenados pela extração mineira, que tomou conta da paisagem e tornou a vida insuportável. A situação piorou quando concessão das minas foi entregue à chinesa Zijin a partir de 2018.

Rendida às evidências, a empresa tem indemnizado individualmente muitos moradores para abandonaram a aldeia.

A questão não é apenas financeira. Criveli é também casa para a elementos da comunidade valáquia, minoria de cristãos ortodoxos que falam antigos dialetos latinos em terras de eslavos.

Os moradores exigem ser realojados em conjunto, numa nova aldeia, construída de raiz. Até serem ouvidos pela empresa mineira continuarão a manifestar-se no centro da aldeia.

Últimas