Essencial

910 horas de formação: a rigorosa preparação dos sapadores bombeiros, os heróis ‘invisíveis’

Neste episódio do “Essencial”, a SIC acompanhou a formação dos homens e mulheres que, ao longo de 12 meses, se preparam para ser sapadores, heróis muitas vezes ‘invisíveis’, mas prontos para responder a qualquer tipo de ocorrência, a qualquer momento.

Conceição Lino

Ana Lúcia Martins

No coração da capital portuguesa, na Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, decorre um intenso processo de formação que prepara profissionais para uma das mais exigentes missões no serviço público: salvar vidas e proteger bens.

Diferentes dos bombeiros voluntários, os sapadores são profissionais que operam nos grandes centros urbanos e que estão diretamente sob a responsabilidade das autarquias.

A entrada na profissão exige provas de recrutamento rigorosas e um ano completo de formação teórica e prática.

Ao longo de 12 meses, os recrutas cumprem 910 horas de formação, das quais 175 são dedicadas a exercício físico intensivo, com treinos diários que garantem a preparação física necessária para enfrentar os desafios do terreno.

Atualmente, 25 municípios em Portugal contam com corpos de sapadores bombeiros, um modelo profissional essencial, mas muitas vezes invisível aos olhos da população.

São homens e mulheres que, dentro dos quartéis, mantêm uma prontidão constante, 24 horas por dia, prontos para responder a qualquer tipo de ocorrência, a qualquer momento.

Ficha Técnica

  • Coordenação editorial: Conceição Lino
  • Jornalistas: Conceição Lino e Ana Lúcia Carvalho
  • Imagem: João Lúcio, Romeu Carvalho
  • Edição de Imagem: Rui Berton
  • Produção: Rita Pádua
  • Colorista: Jorge Carmo
  • Grafismo: Sara Almeida, João Vaz Oliveira, Rui Silva, Rolando Arrifana e Walid Saleh
Últimas