Os cenários mais pessimistas dizem que quem se reformar em 2050 muito provavelmente vai ter uma reforma menos de metade do que o último salário e estou devia deixar-nos a todos muito preocupados.
Vamos mostrar-lhe como pode utilizar a página da Segurança Social Direta para fazer a simulação de qual será a sua reforma quando chegar à altura de deixar o mercado de trabalho.
E a primeira opção que tem é a "simulação automática". De uma forma muito simples vamos clicar para ver o que acontece, porque isto vai buscar todos os seus descontos que fez desde que começou a descontar até à data de hoje e depois faz uma previsão dos descontos que ainda vai ter.
Este funcionário público vai reformar-se, de acordo com este simulador, aos 67 anos e oito meses, o que quer dizer que vai reformar sem março de 2041.
Isto vai variar de pessoa para pessoa, como é óbvio. No outro lado da tabela tem o valor bruto estimado da pensão, que neste caso serão cerca de 1.700 euros. Alguém à primeira vista poderia ficar até eventualmente satisfeito com este valor, mas não se deve esquecer que se trata do valor bruto, o que quer dizer que vai ter de descontar o IRS.
Não vai fazer mais descontos para a Segurança Social, uma vez que nesta altura já estará reformado. Mas continua a fazer descontos para os impostos, neste caso para o IRS.
Já temos o valor mais real, uma simulação de quanto vai ser a nossa reforma. Tenha em conta que aquilo que são 1.500 euros hoje serão provavelmente muito menos em termos reais, descontando inflação, daqui a algumas décadas.
Mesmo que não venha a ser exatamente este valor, pelo menos fica com uma ideia do dinheiro que vai ter todos os meses quando deixar o mercado de trabalho.
É também um valor importante para começar a fazer contas à vida e começar a poupar e a investir para ter um bolo financeiro que lhe permite encarar a reforma com mais segurança e menos ansiedade.