Contas Poupança

A pensar na reforma? Saiba quanto vai receber daqui a uns anos

Quem se reformar nos próximos anos deve esperar uma reforma mais baixa do que o salário atual. Mas quanto vai receber exatamente? O Contas-Poupança mostra-lhe como pode simular a sua reforma, em poucos segundos, na página da Segurança Social Direta.

Pedro Andersson

Catarina Coutinho

Flávio Valente

Os cenários mais pessimistas dizem que quem se reformar em 2050 muito provavelmente vai ter uma reforma menos de metade do que o último salário e estou devia deixar-nos a todos muito preocupados.

Vamos mostrar-lhe como pode utilizar a página da Segurança Social Direta para fazer a simulação de qual será a sua reforma quando chegar à altura de deixar o mercado de trabalho.

E a primeira opção que tem é a "simulação automática". De uma forma muito simples vamos clicar para ver o que acontece, porque isto vai buscar todos os seus descontos que fez desde que começou a descontar até à data de hoje e depois faz uma previsão dos descontos que ainda vai ter.

Este funcionário público vai reformar-se, de acordo com este simulador, aos 67 anos e oito meses, o que quer dizer que vai reformar sem março de 2041.

Isto vai variar de pessoa para pessoa, como é óbvio. No outro lado da tabela tem o valor bruto estimado da pensão, que neste caso serão cerca de 1.700 euros. Alguém à primeira vista poderia ficar até eventualmente satisfeito com este valor, mas não se deve esquecer que se trata do valor bruto, o que quer dizer que vai ter de descontar o IRS.

Não vai fazer mais descontos para a Segurança Social, uma vez que nesta altura já estará reformado. Mas continua a fazer descontos para os impostos, neste caso para o IRS.

Já temos o valor mais real, uma simulação de quanto vai ser a nossa reforma. Tenha em conta que aquilo que são 1.500 euros hoje serão provavelmente muito menos em termos reais, descontando inflação, daqui a algumas décadas.

Mesmo que não venha a ser exatamente este valor, pelo menos fica com uma ideia do dinheiro que vai ter todos os meses quando deixar o mercado de trabalho.

É também um valor importante para começar a fazer contas à vida e começar a poupar e a investir para ter um bolo financeiro que lhe permite encarar a reforma com mais segurança e menos ansiedade.

Últimas