Cartaz

Missão Impossível: a saga que ultrapassa limites e bate recordes de bilheteira tem um novo filme

Na próxima semana chega aos cinemas portugueses o oitavo filme de Missão: Impossível. A saga, com quase 30 anos, tem sido um sucesso de bilheteiras, com Tom Cruise a desafiar-se em cada filme.

Mariana Xavier

Daniel Fernandes

Em 1996, Tom Cruise interpretava pela primeira vez Ethan Hunt, um agente da FMI, uma entidade governamental secreta com missões de alto risco. O objetivo: travar uma força inimiga e evitar um desastre global. Uma série com o mesmo nome, criada e produzida por Bruce Geller em 1966, serviu de inspiração para criar 8 filmes ao longo de quase 30 anos.

O tema de abertura manteve-se e tornou-se num dos símbolos da saga. Missão: Impossível pode também ser associado a algumas das cenas que Tom Cruise tem protagonizado:

  • No primeiro filme, o ator enfrentou rajadas de vento superiores a 200 km/h para recriar uma cena num comboio em andamento.
  • Escalou um desfiladeiro no Utah, onde ficou pendurado a mais de 600 metros de altura, para o segundo filme da saga.
  • Subiu ao Burj Khalifa, no Dubai, o edifício mais alto do mundo, foi o desafio escolhido para Missão: Impossível – Operação Fantasma, a 4.ª longa-metragem.
  • Na aventura seguinte, em 2015, Tom Cruise repetiu 8 vezes uma cena num avião a 1.500 metros de altura, a uma velocidade equivalente a quase 300 quilómetros por hora.

Cenas arriscadas que foram elevando os custos de produção. Em 1996, a estreia da saga custou cerca de 71 milhões de euros. O filme mais recente foi o mais caro dos oito, atingindo os 357 milhões.

Uma saga de sucesso de bilheteiras, com um lucro total de mais de 3.696 milhões de euros.

Missão: Impossível – O Ajuste De Contas Final chega aos cinemas portugueses depois de ter estreado no Festival de Cinema de Cannes.

Últimas