A portuguesa Maria Abranches é uma das 42 vencedoras do World Press Photo, concurso que premeia o que de melhor se faz no fotojornalismo e na fotografia documental. Fomos conhecer a história por detrás do reconhecido trabalho.
O projeto documental representa a rotina de Ana Maria Jeremias, angolana de 61 anos, empregada doméstica e cuidadora, a trabalhar em Portugal.
Atrás da lente, Maria Abranches quis tornar visível a invisibilidade deste trabalho.
Tornou-se presença habitual para conseguir fotografias mais realistas. Acompanhava Ana Maria desde as 4:00 da manhã.
Maria Abranches concorreu ao World Press Photo com 10 imagens. Valeu a pena: ganhou o prémio europeu na categoria histórias.
O World Press Photo foi criado em 1955. Na altura, estiveram a concurso 300 fotografias.
Na edição deste ano, o júri avaliou mais de 59 mil, de mais de 3.700 fotógrafos de 141 países. Escolheu sete vencedores por cada uma das seis regiões.
Maria Abranches formou-se em arquitetura, deixou a profissão e dedicou-se à fotografia. Com uma máquina do avô deu os primeiro passos.
As 40 fotografias vão ser publicadas no livro "Maria" ainda este mês.