Opinião de Ana Gomes

Subidas consecutivas das taxas de juros são "um erro" porque estamos a "engendrar uma recessão"

Ana Gomes, comentadora da SIC Notícias, apoia iniciativa do Bloco de Esquerda de trazer Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu, à Assembleia da República.

SIC Notícias

Ana Gomes

Ana Gomes considera, no habitual espaço de comentário ao domingo, na SIC Notícias, um erro as consecutivas subidas dos juros decididas pelo Banco Central Europeu (BCE).

"Quando o impacto nas famílias é este, que é de empobrecimento das famílias, no fundo estamos a prazo a engendrar uma recessão", acrescenta.

A comentadora da SIC Notícias apoia a iniciativa do Bloco de Esquerda, que quer trazer Christine Lagarde, Presidente do BCE, à Assembleia da República.

"Ela vai regularmente ao Parlamento Europeu, porque é que não há de vir ao nosso Parlamento e não vem discutir as políticas erradas do Banco Central Europeu?", afirma.

BCE recusa pausa na subida de juros

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse ser muito provável uma nova subida das taxas de juro na próxima reunião da instituição de julho.

Christine Lagarde falava na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Governadores, em Frankfurt, na qual o BCE decidiu um novo aumento das taxas de juro em 25 pontos base e reviu em ligeira baixa as perspetivas de crescimento para este ano e o próximo e em alta as da inflação.

"É muito provável continuar a aumentar as taxas em julho", afirmou.

A presidente do BCE recusou a ideia de que o banco central irá fazer uma pausa na subida dos juros.

Últimas