Foi um momento de viragem, “um sim ou não” que levou Soledade Carvalho Duarte à liderança da empresa de executive search Transearch Portugal. Tinha perto de 30 anos quando o então diretor da empresa lhe diz que se vai reformar e que está com dificuldade em encontrar alguém para assumir a gestão do negócio. “Eu estava grávida da minha terceira filha e pensei que não ia encontrar emprego em lado nenhum” e, portanto, o melhor era arregaçar as mangas e assumir o cargo. Foi o que fez. E numa lógica de agarrar desafios que continua a posicionar-se na vida e na carreira.
Formada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, Soledade Carvalho Duarte acumula formação complementar em liderança estratégica e nunca conheceu outra profissão que não a de recrutar quadros executivos de topo para posições-chave em organizações nacionais e internacionais.
Liga a sua paixão pela procura dos melhores líderes à crença de que “as pessoas são o ativo mais valioso de qualquer organização” e “combinar a pessoa certa com a função certa pode fazer uma diferença significativa no desempenho das equipas e da empresa, bem como da sua cultura e inovação”.
À distância de quatro décadas sublinha o quanto a gestão se profissionalizou nas empresas nacionais. Mas destaca que há caminho para percorrer e melhorar: “temos empresas a operar em Portugal muito boas e um tecido empresarial que tem imensas oportunidades para crescer e para melhorar”. Mesmo considerando que embora tenha um “enorme manancial de oportunidades, Portugal tem, efetivamente, um problema de escala” que torna a gestão de carreiras mais desafiante.
Numa conversa sobre a liderança e os seus desafios, a diretora-geral da Transearch Portugal vinca que "o trajeto de um CEO não tem de ser um trajeto solitário" e lamenta que a uma mulher ainda seja exigido mais do que a um homem para chegar a um cargo de topo.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: