No Tribunal da Amadora, uma juíza decidiu perdoar um homem acusado de agredir com chapadas e pontapés a mulher. Em troca do perdão o agressor estaria obrigado a passear com a vítima, a jantar fora, a fazer um passeio.
Ainda se espera que a mulher perdoe o agressor? A jurista Ana Marciano, da UMAR, diz que há mulheres que lhe pedem para que não lhe seja proposto qualquer acordo. “Têm medo.” Mas, Cristina Esteves, juíza do Tribunal de Família e Menores põe o dedo na ferida: “há mulheres que choram para ir ver o agressor à prisão”.
A jornalista Ana Peneda Moreira, autora do podcast “Justiça Sem Códigos”, conduz esta reflexão sobre a forma como a tribunais encaram o crime de violência doméstica.
'Justiça sem Códigos' é um podcast semanal da SIC Notícias. Todas as quintas-feiras a jornalista Ana Peneda Moreira conta com a análise do advogado Paulo Sá e Cunha para uma conversa sobre Justiça, de forma clara e sem tabus. Partindo de casos concretos, são discutidos temas mediáticos e tantos outros ponderados, por todos, na vida quotidiana.
Pode ouvir este podcast no Expresso ou na SIC Notícias. Se usa uma app de podcasts pode subscrevê-lo lá e ativar as notificações para ser avisado sempre que for lançado um novo episódio.