Educação

Alojamento estudantil no Norte: preços disparam e no Porto um quarto pode custar mais de 400€/mês

Uma grande percentagem dos estudantes universitários do Porto e de Braga são deslocados. Para estes, o drama da procura de casa já começou. É praticamente impossível conseguir um quarto por menos de 350 euros, e, em muitos casos, sem contrato e sem condições adequadas de alojamento.

Marta Sobral

Miguel Mota

José Vaio

João Sotto Mayor

Miguel Castro

A vida académica começa agora para milhares de estudantes que ingressam no ensino superior. Só que a alegria de terem entrado na universidade esbarra na dificuldade em encontrar alojamento. A equipa de reportagem da SIC testemunhou essa realidade.

Foi à procura de quartos para estudantes perto de pólos universitários no Porto e não encontrou nada abaixo dos 350 euros. Estudantes deslocados sujeitos a um mercado de alojamento precário, com espaços pequenos a preços elevados. E áreas comuns, como casas de banho, sala e cozinha, em fracas condições.

De acordo com os dados do Observatório do Alojamento Estudante, o preço médio de um quarto ultrapassa os 400 euros mensais, um aumento em relação a 2024. A maior subida de preços foi a Norte do país. Um quarto no Porto ronda agora os 400 euros. Em Braga e Aveiro, ultrapassa os 300 euros.

Valores elevados a que acrescem outros custos mensais. Tudo isto pode ter um impacto ainda maior.

Este ano houve menos 12% de alunos colocados na primeira fase de acesso ao ensino superior e, se a situação se mantiver, a academia arrisca-se a perder cada vez mais alunos, um problema que não é de agora e que afeta todos os anos os estudantes que chegam ao ensino superior.

Últimas