O ciclista italiano Giulio Pelizzari (Red Bull-BORA-hansgrohe) venceu esta quarta-feira isolado a 17.ª etapa da Volta a Espanha, na qual o líder da geral, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), ganhou dois segundos a João Almeida (UAE Emirates).
Pelizzari, líder da juventude, cumpriu os 143,2 quilómetros entre O Barco de Valdeorras e o alto de El Morredero em 3:37.00 horas, batendo o britânico Tom Pidcock (Q36.5), segundo, por 16 segundos, e por 18 o companheiro de equipa australiano Jai Hindley, terceiro.
Nas contas da geral, Vingegaard conseguiu ganhar dois segundos a João Almeida, português que segue em segundo lugar, agora a 50 segundos da liderança, enquanto Pidcock ganhou tempo, no terceiro lugar, e está a 2.28 da camisola vermelha.
Na quinta-feira, a 18.ª de 21 etapas será decisiva nas contas da vitória final, uma vez que é um contrarrelógio individual de 27,2 quilómetros, em Valladolid, para o qual está previsto um contingente policial reforçado, dados os protestos pró-Palestina que têm afetado várias tiradas da Vuelta.
Com LUSA