Empresa na Covilhã lança linha de roupa reciclada feita a partir fio têxtil vegan, o primeiro certificado em Portugal. Peças estarão disponíveis para compra já no próximo inverno.
A esta empresa, na Covilhã, chegam por ano cerca de 3 milhões de toneladas de resíduos, essencialmente desperdícios de várias indústrias têxteis que aqui são transformados em fio.
“Um fio que é 100% reciclado, sem matéria animal. Foi o primeiro fio a nível nacional a ser certificado". afirma a empresária Catarina Gomes.
Relativamente às principais vantagens desta técnica, a empresária enaltece a questão ambiental, mas também fatores socioeconómicos. "Não se contaminaram rios, não se gastaram corantes, criaram-se postos de trabalho para fazer a separação por cores, e isso é que acaba por ser muito pertinente na reciclagem”, acrescenta.
Outra das inovações deste procedimento é a possibilidade de o cliente poder devolver à fábrica roupa que já não queira, para que esta seja novamente reciclada.
A coleção estará disponível já para a coleção setembro/outubro deste ano, com uma coleção de 700 peças constituída por camisolas e casacos para homem e mulher.
“É feita de fio reciclado à cor natural do que nós reciclamos. Queremos que depois o cliente diga 'eu tenho uma camisola reciclada. É super super gira, estou super na moda", acrescenta a empresária.
A coleção vai ser produzida baseada no conceito "one size fits all" (tamanho único), com o objetivo de “com este eco design diminuir o impacto para o planeta”, conclui.