País

SOS Animal avança com queixa ao MP e ironiza com Paulo Núncio: “Colhido por bezerro mais pequeno que muitos cães”

O candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira partilhou, nas redes sociais, uma ação de campanha mais descontraída: a pega, ou tentativa como o próprio assume, de um bezerro. Quem não achou graça foi a SOS Animal.

Carolina Botelho Pinto

A SOS Animal vai apresentar queixa ao Ministério Público para que seja apurada a legalidade da garraiada do CDS em Vila Franca de Xira, em que participou o candidato às autárquicas Paulo Núncio.

Além de criticar a utilização de um bezerro, exposto “a medo, stress e risco de lesão”, a organização lembra que a realização de espetáculos tauromáticos em Portugal está sujeita à comunicação prévia, assim como à identificação do promotor e do recinto.

“A utilização de um bezerro em contexto recreativo expõe um animal juvenil a medo, stress e risco de lesão — eticamente indefensável. Se, além disso, o evento não tiver cumprido a lei, estaremos perante um duplo falhanço: jurídico e civilizacional”, lê-se no comunicado divulgado esta segunda-feira.

A SOS Animal lembra ainda que estes “espetáculos” devem ser também comunicados previamente ao hospital de urgência da área e ao INEM, pelo que mobilizam recursos públicos, “num SNS com carências conhecidas”.

“É difícil aceitar que o erário continue a financiar a logística de 'brincadeiras' com animais, promovidas por quem deveria dar o exemplo”, lamentam.

Para além da queixa ao MP, a associação revela também que já solicitou à Inspeção-Geral das Atividades Culturais esclarecimentos sobre o licenciamento do evento.

“Colhido por um bezerro mais pequeno do que muitos cães”

No mesmo comunicado, a SOS Animal aproveita para ironizar com o momento em que o bezerro derruba Paulo Núncio.

“É sempre mais fácil chamar “urbanodepressivos” aos outros do que encarar o espelho após ser colhido por um bezerro mais pequeno do que muitos cães. As imagens mostram o que a realidade confirma: virilidade performativa não substitui competência — e muito menos empatia por seres sencientes. Cultura não é desculpa para violência gratuita.”

As imagens, recorde-se, foram partilhadas pelo próprio nas redes sociais no fim de semana e mostram o bezerro a correr na direção do candidato à Câmara de Vila Franca de Xira e a derrubá-lo.

"Foi uma tarde muito bem passada na garraiada do CDS em Vila Franca de Xira. Como anunciado, o candidato pegou (ou tentou pegar) um bezerro 😀", escreveu Paulo Núncio.
Últimas