País

Incêndio em Sintra obriga ao corte do IC19 nos dois sentidos

Fogo numa zona de mato chegou a lavrar com intensidade levando ao corte da via. Há registo de três feridos, por inalação de fumo, que estavam a ajudar no combate às chamas. Foram assistidos no local e transportados ao Hospital de Cascais.

Marta Ferreira

Catarina Cascarrinho

Um incêndio numa zona de mato em São Pedro de Penaferrim, na Abrunheira, obrigou esta segunda-feira ao corte do IC19 nos dois sentidos junto à CUF de Sintra. A estrada foi cortada preventivamente face ao risco inerente.

Ao que a SIC apurou, o incêndio chegou a lavrar com intensidade, tendo havido projeções sobre a estrada. Entretanto, após evoluir favoravelmente, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, está já dominado.

No sentido Lisboa-Sintra foram já reabertas duas vias, e no sentido inverso mantém-se a circulação cortada sem previsão, para já, de reabertura.

Há registo de três feridos ligeiros, por inalação de fumo, que estavam a ajudar no combate às chamas. Foram assistidos no local e levados para o hospital de Cascais.

O início do incêndio foi às 16h43. Foram acionados para o combate mais de 80 operacionais apoiados por duas dezenas de veículos e um meio aéreo.

Fogo perto de bomba de combustível obrigou a "ataque musculado"

De acordo com o ponto de situação do comandante dos bombeiros de São Pedro de Sintra, Hugo Marques, o fogo "teve origem junto à estrada" com um "arranque extremamente rápido".

O incêndio entrou numa "zona de povoamento de eucalipto no início do incêndio", o que fez com que este "tivesse sido projetado sobre o IC19 com uma largura significativa para a vertente sul".

Além disso, havia pontos sensíveis que preocupavam os bombeiros, nomeadamente "indústria e uma bomba de combustível na zona da frente do incêndio" que obrigou a que fossem efetuadas "proteções desses locais para garantir a segurança das pessoas".

"Daí o ataque musculado logo no início deste incêndio com um meio aéreo e mais de 80 operacionais", explicou o comandante.
Últimas