País

Mais valorização, menos precariedade: sindicatos dos professores esperam reunião produtiva com o Governo

No encontro desta segunda-feira Vão ser debatidas medidas como a vinculação extraordinária, para trazer mais professores às escolas, e ainda o alargamento do subsídio de deslocação a todos os professores.

Elsa Gonçalves

Marco Neiva

O Ministério da Educação reúne-se esta segunda-feira com os sindicatos dos professores. Vão ser debatidas medidas como a vinculação extraordinária, para trazer mais professores às escolas, e ainda o alargamento do subsídio de deslocação a todos os professores aprovado pelo Parlamento e que desagradou ao ministro.

Como nos últimos anos, a preparação do novo ano letivo exige medidas para conseguir colocar todos os professores nas escolas. O Governo, que já tinha avançado com o plano “+ Aulas + Sucesso”, vai agora negociar uma segunda fase, que inclui medidas adicionais, ainda desconhecidas para a Federação Nacional da Educação (FNE).

A FNE espera que avance a revisão do despacho de organização do ano letivo, que vai permitir diminuir a burocracia. Para já, sabe-se que o ministério reduziu em 35% a mobilidade estatutária de professores, para que regressem às escolas onde fazem mais falta.

O Executivo quer também discutir a vinculação extraordinária.

No debate do Estado da Nação, o primeiro-ministro quis anunciar a antecipação para setembro da entrada em vigor do apoio à deslocação, alargado a todos os professores deslocados. Uma proposta do Bloco de Esquerda aprovada em março com os votos contra do PSD e do CDS.

Últimas