Ainda estamos a pouco menos de um mês do verão, o pico das chegadas ao país, mas o aeroporto de Faro já está assim. Centenas de pessoas acumuladas em filas, numa espera que aumenta com o passar das horas.
Tem sido assim ao longo da última semana, também no aeroporto de Lisboa. Passar a fronteira pode demorar agora perto de quatro horas para os passageiros que viajam de países fora do espaço Schengen.
Foi instalado um novo sistema de controlo documental, que quer fazer com que o processo seja mais automático e eficiente. Nestes primeiros dias, o Sistema de Segurança Interna já tinha alertado para o aumento dos tempos de espera.
Para além desta adaptação, o problema agrava-se porque chegam cada vez mais pessoas ao país. Só em março desembarcaram mais de 2 milhões e 700 mil passageiros.
Os aeroportos acabam por não ter capacidade de resposta.
Segundo o Pedro Ângelo, o presidente da NAV, a entidade que garante a prestação de serviços do espaço aéreo, só vê uma solução.
Para já, o que está a ser feito pela entidade é evitar que os profissionais, durante os próximos meses, gozem férias e assegurar que todos os controladores de tráfego aéreo estão totalmente disponíveis para garantir a capacidade máxima de resposta.