País

Jogo solidário une GNR, atletas e artistas pela paz no desporto

A GNR organizou um jogo solidário com personalidades do desporto, cultura e vários militares, com o objetivo de prevenir a violência no desporto e angariar bens alimentares.

João Tomás

João Lúcio

Tomás Pires

A GNR realizou, no Barreiro, uma ação de sensibilização contra a violência no futebol. Nos dias que antecedem os festejos de campeão nacional as autoridades, em conjunto com algumas estrelas do futebol e da música, quiseram mostrar aos mais novos que a violência não tem lugar no desporto.

Um jogo solidário juntou personalidades do desporto, da cultura e militares da GNR. A iniciativa teve o intuito de prevenir para a violência no desporto e angariar bens alimentares.

Durante o dia, a iniciativa contou com a presença de Jardel, ex-jogador, que realçou a importância de "dar o exemplo" e do tanto que é "prazeroso puder ajudar quem precisa".

Foram incutidos valores essenciais ao desporto. Respeito e fair play foram dois dos princípios que os mais velhos tentaram passar.

"Acho que é o nosso dever olharmos sempre para a sociedade onde crescemos e entender o que pudemos fazer para ajudar. Começa pelos pequenos gestos, e atividades como esta fazem unir a população a uma causa solidaria" salientou António, membro dos Calema.

O projeto acontece pelo segundo ano consecutivo. Primeiro jogam os professores contra os militares, depois entram em campo as estrelas, que vão partilhar as quatro linhas com os jovens.

Esta é uma atividade que tem especial simbolismo na semana que vai terminar com o campeão nacional de futebol e, de preferência, em segurança.

"Aquilo que pretendemos aqui e que estará relacionado com o jogo que ocorre no proximo sabado é transmitir a estes jovens aquilo que são os valores do Fair play, a cidadania, a inclusão... e de alguma forma que consigam replicar estes valores nos festejos que vão acontecer no próximo sábado" conclui Vanessa Martins, Major comando da GNR dpo Montijo.

A ação de sensibilização decorreu no Agrupamento de escolas de Santo António, no Barreiro.

Últimas