País

Casa do Douro pede medidas para ajudar viticultores após tarifas de Trump afetarem exportação de vinho

A Casa do Douro entende que é preciso apostar também em investigação, desenvolvimento e inovação para acrescentar valor à atividade e criar novos produtos a partir das uvas que se estão a desperdiçar.

Manuela Carneiro

Frederico Pinto

A Casa do Douro pede ao Governo medidas para ajudar os viticultores que não têm a quem vender as uvas. Os responsáveis dizem que é um grito de alerta que antecipa mais uma crise para as vindimas deste ano.

Antecipando mais um ano difícil, os responsáveis pela Casa do Douro convocaram uma conferência de imprensa para chamar a atenção do Governo e pedir soluções.

Lembram que, nos últimos três anos, os viticultores perderam 40% dos rendimentos ao mesmo tempo que aumentavam exponencialmente os custos de produção.

Numa região em que a paisagem é marcada pelo vinho, as soluções passam, para já, por tentar equilibrar a produção de acordo com o mercado.

A Casa do Douro entende, no entanto, que é preciso apostar também em investigação, desenvolvimento e inovação para acrescentar valor à atividade e criar novos produtos a partir das uvas que se estão a desperdiçar.

Últimas