País

Exportações de azeite português para os Estados Unidos ameaçadas por nova tarifa de Trump

O setor está preocupado com o aumento de preços para os consumidores americanos e a possível diminuição do consumo. Os produtores procuram soluções, incluindo a diversificação de mercados, e esperam que a Comissão Europeia negocie uma redução da tarifa.

Daniela Alves

José Ribeiro

Portugal é um dos três países que mais azeite exporta para os Estados Unidos. Os produtores estão preocupados com a tarifa de 20%, que vai obrigar a aumentar o preço do azeite, o que poderá diminuir o consumo.

Este produtor de azeite, em Estremoz, exporta cerca de 50% da sua produção para os Estados Unidos. A preocupação instalou-se no setor, com o anúncio de Donald Trump de uma tarifa de 20% para os produtos importados da União Europeia.

As consequências são graves para os produtores em Portugal, uma vez que o país está entre os três maiores exportadores de azeite para os Estados Unidos. Ao entrar em vigor, a medida vai obrigar a aumentar os preços para os consumidores americanos.

Com a preocupação a aumentar, os produtores pensam já em soluções, que passam por diversificar os mercados.

Os produtores de azeite esperam que a Comissão Europeia consiga alcançar um acordo com os Estados Unidos e que a tarifa seja reduzida.

Últimas