País

Expulsão de imigrantes ilegais: Livre e Bloco criticam o momento escolhido pelo Governo

O Livre e o Bloco de Esquerda acusam o PSD de usar esta medida como campanha eleitoral e de se aproximar da extrema-direita.

Tiago Monteiro

João Fontes

Marco Neiva

Depois de o Governo anunciar que vai notificar 4.574 cidadãos estrangeiros para abandonar Portugal, a oposição fez duras críticas.

O porta-voz do Livre concorda com a necessidade de regular a imigração, mas critica o momento escolhido pelo Governo e defende um reforço da AIMA.

Rui Tavares acusa o PSD de estar a usar os meios do Estado para fazer campanha e de estar a competir com a extrema-direita.

Mariana Mortágua acusa a AD de se estar a aproximar ao Chega. A coordenadora do Bloco de Esquerda diz que esta é uma clara medida de campanha.

Mais de 4.000 imigrantes terão de sair do país

A partir da próxima semana, 4.574 cidadãos estrangeiros vão começar a ser notificados para abandonar Portugal e têm 20 dias para o fazer voluntariamente. De acordo com o Governo, trata-se do primeiro grupo de imigrantes notificado de um total de 18.000 indeferimentos.

A informação foi esta manhã confirmada pelo Governo, que adianta que o número de deportações vai subir nas próximas semanas. A AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo) recusou 18 mil pedidos de autorização.

Últimas