As perguntas de uma prova-ensaio de português do 9º ano foram publicadas no TikTok. Milhares de alunos ficaram a saber, antecipadamente, as perguntas do teste.
As escolas tiveram quatro datas para fazer a prova-ensaio de português, mas ao segundo dia, já milhares de estudantes tinham realizado o teste. No dia 12 de fevereiro, a meio da semana de exames, um vídeo publicado na rede social TikTok, por uma aluna do nono ano, motivou centenas de comentários.
Os jovens que já tinham feito o teste divulgaram na caixa de comentários as perguntas da prova. Uma grande ajuda para os milhares de colegas que ainda não tinham feito o teste.
O Governo sempre disse que o objetivo das provas de ensaio era testar os equipamentos informáticos e a plataforma IAVE, mas deu liberdade às escolas para utilizar os resultados destes exames na avaliação interna dos alunos.
Na próxima semana, realizam-se as provas de matemática e os alunos já fazem contas à colaboração dos colegas nas redes sociais.
A SIC questionou o Ministério da Educação, que pediu o link e as publicações dos alunos para comprovar a divulgação das informações nas redes sociais. Depois de ter tido acesso aos conteúdos, não respondeu.