País

Vento forte provoca prejuízos em Avis: árvores centenárias caíram e várias casas ficaram sem eletricidade

Um fenómeno de vento extremo provocou elevados prejuízos no concelho de Avis, distrito de Portalegre. O vento forte fez cair árvores centenárias e várias casas ficaram temporariamente sem eletricidade.

Márcia Silva Gonçalves

Daniela Alves

José Ribeiro

António Soares

Ainda é cedo para fazer contas aos prejuízos, mas já é certo que vão ser elevados. Basta olhar para as imagens da Herdade de Fonte Paredes, uma das mais afetadas.

“Chuva muito forte e vento muito forte. Foi um episódio muito curto, se estamos a falar de 30 segundos foi muito. Foi mesmo muito rápido. A maior parte foram árvores… pinheiros mansos. Neste jardim foi tudo abaixo. Janelas partidas, nomeadamente aqui na adega”, explicou Diogo Cerejo, herdade Fonte Paredes.

“Percebemos que tinha sido um evento de vento com alguma magnitude”, diz Luís Palma, comandante bombeiros de Avis.

Um fenómeno de vento extremo, registado pouco depois do meio-dia desta quarta feira

“Um tornado que não foi visível por ninguém, o que nós conseguimos percecionar é pela magnitude de árvores que estão caídas é que terá ocorrido um fenómeno de vento bastante extremo. Um vento que veio de Sul para Norte e que acabou por deixar aqui um rasto de alguma destruição por onde passou”, explica Luís Palma.

O temporal causou estragos em várias zonas do concelho de Avis. Para além da queda de árvores e prejuízos agrícolas, o vento causou também danos na rede elétrica. Na freguesia de Ervidal, foram várias horas sem eletricidade, situação que já está a ser regularizada.

Últimas