Os doentes urgentes (pulseira amarela) estão a esperar uma média de 16 horas no Hospital Beatriz Ângelo (Loures) para serem atendidos e 10 horas e 35 minutos no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), segundo dados oficiais.
Dados disponibilizados no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam que, pouco depois das 10:30 aguardavam pelo atendimento na urgência central do Hospital Fernando Fonseca 23 doentes urgentes, enquanto no hospital de Loures aguardavam 34.
Na unidade de saúde de Amadora-Sintra, os doentes muito urgentes esperavam uma média de quatro minutos, enquanto os menos urgentes aguardavam 15 horas e 26 minutos pelo atendimento.
Já na unidade de saúde de Loures, os 11 doentes com pulseira verde (menos urgentes) em espera aguardavam seis horas e quatro minutos.
Estes dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado inclui os que aguardam primeiro atendimento, após triagem, e resultados de exames.
SNS apela à população para ligar sempre para a linha SNS 24
No sábado, a Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra, que integra o Hospital Doutor Fernando Fonseca, justificou os elevados tempos de espera nas urgências com o "aumento significativo no número de admissões" devido ao frio.
"Este aumento está associado, principalmente, a casos de infeções respiratórias e ao agravamento de doenças crónicas" (…) a elevada procura tem provocado maiores tempos de espera e afetado a eficiência no atendimento de novos casos", indicou a ULS Amadora/Sintra em comunicado.
No Hospital Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte), dois doentes urgentes esperavam quase uma hora (41 minutos) e os menos urgentes cerca de 35 minutos.
A Norte, no Porto, no Hospital de São João (Centro Hospitalar de São João), nove doentes urgentes aguardavam atendimento com duas horas e 11 minutos de espera e os que tinham pulseira verde, três no total, aguardariam uma hora e 52 minutos.
A Direção Executiva do SNS apela à população para ligar sempre para a Linha SNS 24 [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência.
Com Lusa