Os doentes urgentes (com pulseira amarela) estão a esperar uma média de 10 horas e 19 minutos para serem atendidos no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).
São dados disponibilizados no portal do SNS. Trata-se do tempo de espera mais demorado entre os principais hospitais do país.
Nesta unidade de saúde, os doentes muito urgentes (pulseira laranja) esperavam uma média de uma hora e dois minutos, enquanto os menos urgentes (pulseira verde) aguardavam 11 horas e 27 minutos pelo atendimento.
Estes dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado inclui os que aguardam primeiro atendimento, após triagem, e resultados de exames.
Em Loures, tempo de espera ronda as três horas
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 31 doentes com pulseira amarela (urgente) esperavam um tempo médio de três horas e 12 minutos na urgência central, enquanto a espera para os doentes muito urgentes (pulseira laranja) era de 23 minutos.
Os 15 doentes menos urgentes (pulseira verde) tinham de esperar, em média, sete horas e dez minutos.
No Hospital São Francisco Xavier (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental), 21 doentes urgentes esperavam uma média de duas horas e 26 minutos, mais demorado do que no Hospital Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte), onde os 16 doentes urgentes esperavam uma média de uma hora e 39 minutos.
No Porto, aguardavam pelo atendimento na urgência central do Hospital de São João 26 doentes urgentes, com um tempo médio de espera de duas horas e dois minutos.
A Direção Executiva do SNS apela à população para ligar sempre para a Linha SNS 24 [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência.