A partir desta terça-feira, é preciso ligar para a linha SNS24 antes de ir à urgência do Hospital de Braga. O objetivo é encaminhar os doentes menos graves para os centros de saúde e reduzir a pressão nos hospitais.
O programa Ligue Antes, Salve Vidas, entra em vigor, no Hospital de Braga, a partir das 8h00 de terça-feira. Os utentes têm de ligar para a linha SNS 24 em vez de se deslocarem diretamente à urgência geral ou pediátrica.
“Se não fez a chamada antes (...), vai haver um incentivo a que o faça”, sublinha Joana Alves, diretora do serviço de urgência, que explica que haverá “200 vagas diárias” nas urgências do hospital.
Agora, explica Rui Macedo, diretor clínico dos cuidados primários da ULS Braga, explica que, pelo SNS 24, será possível marcar logo consulta com o médico de família, em alternativa a uma ida às urgências hospitalares.
A urgência do Hospital de Braga atende, em média, 700 utentes por dia. Cerca de 40% são triados com pulseira azul ou verde.
A ULS de Braga dá resposta a 320 mil utentes e a cobertura de médicos de família é quase total.Ainda assim, para reforçar a resposta, o Hospital de Braga fez um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia. Passa a haver dois centros de atendimento clínico, para adultos e crianças: um em Vila Verde e outro na Póvoa de Lanhoso.