A partir desta terça-feira, os utentes passam a ter de ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de irem às urgências no Hospital de São João, no Porto.
O segundo maior hospital do país faz agora parte do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", já em vigor em vários outros hospitais do país.
Quando a chamada é feita, o doente é avaliado por uma equipa especializada. Se for um caso considerado pouco urgente ou não urgente, é encaminhado para um centro de saúde ou para um centro de atendimento clínico, localizado na zona da Prelada.
Quem chegar ao hospital do Porto sem contactar a linha SNS 24, será convidado a fazê-lo, já que vai estar um telefone no serviço de urgência de adultos e de pediatria.
O objetivo é orientar os doentes para o local mais adequado e diminuir a pressão nos serviços de urgência, que registam picos significativos de afluência durante o inverno.
A partir de quinta-feira, a medida estende-se também às urgências dos hospitais da região Oeste.
Os hospitais vão deixar de receber casos menos urgentes, passando apenas ser atendidos os doentes referenciados pelo 112 ou pela linha SNS 24. Os casos menos graves vão ser reencaminhados para os centros de saúde da região.
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde o início deste ano, o Centro Hospitalar do Oeste (que inclui os hospitais das Caldas da Rainha e Peniche, no distrito de Leiria, e de Torres Vedras, no distrito de Lisboa), o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul.
No conjunto integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche, no distrito de Leiria, e de Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço, no distrito de Lisboa, com uma população de 235 mil habitantes.