Começou a funcionar, esta terça-feira, um novo sistema de atendimento no Hospital de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira. Os utentes são obrigados a ligar previamente para a linha SNS 24, antes de irem ao serviço de urgência geral e pediatria. O objetivo da medida é reduzir a ida às urgências de casos menos graves.
Maria Pinto trouxe o filho às urgências, mas antes de entrar teve de fazer uma chamada. Teve de ligar para a linha SNS 24 antes de o filho ser visto por um médico.
O sistema de atendimento é novo e determina que só os doentes referenciados é que podem ir às urgências. “Vou receber a mensagem para ir à triagem para ele ser atendido”, explicou Maria Pinto.
O Hospital de Gaia é pioneiro neste tipo de atendimento no serviço de pediatria, mas o novo sistema já estava a ser testado nas urgências gerais do Hospital da Póvoa de Varzim.
Depois da entrada nas urgências por referenciação da linha SNS 24, os utentes são triados e os considerados menos graves são encaminhados para uma consulta no centro de saúde.
Para alguns, o novo método ainda é estranho mas é assim que funciona a partir de agora para evitar as falsas urgências, ou seja, casos com menor gravidade.
Além do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, o projeto "ligue antes, salve vidas" chegou também esta terça-feira a Santa Maria da Feira. Na Póvoa de Varzim, o projeto arrancou em maio do ano passado e já tem resultados: duplicou o número de doentes que chega com urgências com referenciação.