Os números são para encher o olho. 5900 peças sobre 20 toneladas de areia. Outras 4 de pó de pedras e ainda 3 mil quilos de cortiça. O maior presépio do país nunca foi ao Guiness ,mas, pelos vistos, nem foi preciso.
“Ninguém nos disse ainda que em Portugal haja outro com este tamanho. Mas também pensamos que não seja só [o maior] do país, mas também em Espanha porque pelo menos é o que os nossos visitantes espanhóis, e são milhares deles, dizem que não conhecem nenhum. Por isso, se calhar, talvez de Espanha também”, diz Augusto Rosa, autor do presépio gigante
A instalação cresce a cada ano e leva 22 no processo, em Vila Real de Santo António. Cenas bíblicas e outras da tradição local moldadas à mão por quatro artesãos. A novidade deste ano é uma pedreira.
Tudo erguido e montado em 43 dias, um recorde para a equipa. Maria e José ainda têm pela frente vários dias de viagem até Belém, atraindo até aqui quase 40 mil visitantes. Quase metade deles vindos da Espanha porque além do presépio Vila Real de Santo António tem outros trunfos natalícios.
Há diversões, um mercado e, claro, o protagonista do natal infantil. A cidade aperalta-se para atrair quem cruza a fronteira. Hão-de vir ainda os Reis Magos desde Ayamonte, mas é festa que põe fim à quadra só lá meados de janeiro.