País

Centros de atendimento clínico retiraram 12 mil doentes das urgências em quatro meses

Em cerca de quatro meses, os novos centros de atendimento clínico retiraram das urgências hospitalares mais de 12 mil doentes. A SIC sabe que este modelo para casos menos graves será também replicado na pediatria com outros dois centros no Porto e em Lisboa.

Márcia Torres

António Soares

Criados no âmbito do Plano de Emergência para a Saúde para aliviar as urgências, os chamados CAC de Lisboa e Porto abriram em agosto e, desde então, segundo o jornal Público, desviaram dos hospitais 12.600 utentes com pulseiras verdes e azuis.

Casos menos graves que foram encaminhados pela linha SNS 24 e por hospitais da região.

O primeiro centro de atendimento a arrancar foi o de Sete Rios, em Lisboa, que recebeu até agora 5.800 utentes e, segundo o Público, só em novembro deu resposta a um terço dos utentes que deram entrada no último mês no Hospital de Santa Maria.

O CAC do Hospital da Prelada, no Porto, recebeu 6.800 utentes desde que começou a funcionar, 70% encaminhados pelas ULS Santo António e S. João e os restantes pela linha SNS 24.

Vão abrir mais cinco centros de atendimento clínico para adultos, em Aveiro e Braga, com centro em Vila Verde, Lanhoso e Anadia.

Coimbra terá dois serviços para aliviar as urgências do hospital universitário: um no Hospital Nossa Senhora da Guia, em Avelar, e outro em Cantanhede.

O modelo sempre em parceria com privados foi pensado para adultos, mas a SIC sabe que o Ministério da Saúde tem em mãos dois acordos para centros de atendimento clínico pediátrico. Serão no hospital da Cruz Vermelha em Lisboa e no hospital da Prelada no Porto.

Últimas