País

Mais de 100 novos médicos fizeram o Juramento de Hipócrates e mantém esperança no futuro do SNS

Entre os médicos que iniciam agora a carreira há receio sobre as condições que vão encontrar na formação e dúvidas se o Serviço Nacional de Saúde (SNS) será o percurso profissional escolhido... mesmo que muitos ainda o desejem.

Ricardo Venâncio

Paulo Fajardo

Com o juramento de Hipócrates feito cumprem-se dois mil anos de tradição e abre-se nova etapa para estes agora já jovens médicos. E o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é ainda uma meta.

"Continuar a lutar pelo SNS, acho que também faz parte daquilo que me trouxe ao SNS em primeiro lugar e me fez ser estudante de medicina estes anos todos. É sempre uma voz de esperança, claro que não podemos ser utópicos mas podemos sempre lutar pelas melhores condições de saúde", afirma a mais recente médica Sofia Pedreira.

Mas também quase todos reconhecem que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) passa por dificuldades. Uma delas, a etapa que vão encontrar em breve - a de tirar a especialidade.

Há caminhos que os novos médicos vão indicando aos governantes, para que não faltem clínicos no futuro do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A cidade de Coimbra recebeu a última cerimónia do ano do juramento de Hipócrates. Estes 115 novos médicos começam o internato em Janeiro.

Últimas