País

Laboratório de droga desmantelado pela PJ: prisão preventiva para todos os arguidos

Antes de ser um laboratório de droga, o armazém seria usado, ao que a SIC apurou, como um interposto de lanchas rápidas para o tráfico entre Portugal e Espanha.

Laboratório desmantelado pela PJ.
Reprodução/ PJ

SIC Notícias

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou durante esta sexta-feira, numa operação na zona Oeste, um dos maiores laboratórios industriais de extração, transformação e empacotamento de cocaína da Europa, deteve sete pessoas e apreendeu cerca de 1.500 quilos de cocaína. Todos os arguidos detidos na operação ficaram em prisão preventiva.

O laboratório de droga desmantelado já tinha sido alvo de buscas há cerca de 10 anos e seria controlado por um cartel colombiano com a colaboração de quatro portugueses agora detidos.

Antes de ser um laboratório de droga, o armazém seria usado, ao que a SIC apurou, como um interposto de lanchas rápidas para o tráfico entre Portugal e Espanha.

Há muito que o responsável estaria referenciado pela Polícia Judiciária. Um português dono de uma empresa de transporte de mercadorias já com antecedentes criminais e uma condenação em França por branqueamento de capitais e tráfico de droga.

Presente a juiz esta sexta-feira, viu adiadas as medidas de coação para este sábado, tal como os outros seis detidos (três portugueses familiares do empresário, dois colombianos e um marroquino).

Foram apreendidos numa zona de exploração agrícola, a norte de Torres Vedras, 460 quilos de cocaína processada e outros 30 em processo de transformação. Foi o quinto laboratório idêntico detetado a funcionar em Portugal nos últimos dois anos.

No local, estavam três homens a trabalhar que foram detidos em flagrante delito.

Últimas