Pela primeira vez, a Universidade do Porto tem um curso de engenharia aeroespacial. A nova licenciatura preencheu todas as vagas e a nível nacional teve a média de entrada mais alta.
Seis dos 10 cursos com notas de entrada mais altas do país estão na Universidade do Porto.
A liderar a tabela está o novo curso de engenharia aeroespacial, que abriu 30 vagas e todas foram preenchidas. 19,45 valores foi a nota do último colocado. Simone Pinto entrou com 19,98.
"Achei que conjugava bem o que eu queria, quase uma mistura de mecânica e eletrotécnica. Achei que era um curso bastante completo", conta à SIC.
O novo ano letivo na Universidade do Porto abre ainda com uma licenciatura pioneira no país: saúde digital e inovação biomédica. As tecnologias estão a ganhar cada vez mais importância na área da saúde. Foi esta vertente digital e inovadora que atraiu Sara Moreira.
Na lista dos 10 cursos com médias de entrada mais altas, estão também os cursos de Medicina da Universidade do Porto. Rosário Roncon de Albuquerque entrou com uma média de 19,95.
Rosário não sabe como vai ser o futuro em termos profissionais. Gostaria de exercer num hospital público, mas está a par das dificuldades do Serviço Nacional de Saúde.
Numa altura em que faltam médicos, os cursos de Medicina tiveram o maior número de sempre de alunos colocados na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior.