País

Fogo consome armazém de resíduos plásticos na Trofa

Pelo menos três pessoas ficaram feridas. Cerca de 100 mil toneladas de plástico estão a arder. As chamas estão a ser combatidas com muita precaução, de modo a que o fogo não se alastre.

Rui Carlos Teixeira

Márcia Silva Gonçalves

SIC Notícias

Carlos Artur Carvalho

António Soares

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira numa fábrica de gestão de resíduos plásticos, em Guidões, na Trofa. Ao que a SIC apurou, há registo de um bombeiro com ferimentos ligeiros.

O alerta para o incêndio foi dado às 02:50 e, às 12:00, estavam 62 operacionais no combate às chamadas, apoiados por 27 meios terrestres, segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O fogo está a consumir uma empresa que faz a gestão de resíduos industriais e que se dedica também ao abate de veículos em fim de vida e à venda de peças de automóveis.

Cerca de 100 mil toneladas de plástico estão a arder. As chamas estão a ser combatidas com muita precaução, de modo a que o fogo não se alastre.

As causas do incêndio ainda não são conhecidas.

De acordo com o comandante-adjunto dos Bombeiros Voluntários de Trofa, Rui Ferreira, em declarações aos jornalistas, pelo menos dois bombeiros ficaram feridos por "exaustão" e “inalação de fumos”, e um trabalhador da empresa também teve de ser assistido.

"Está a ser um combate bastante difícil, embora agora já esteja a ser um pouco mais moderado porque estamos a falar de resíduos de plástico e, só por si só, é bastante difícil o combate" disse, acrescentando que está agora a proceder-se "ao arrefecimento de todo o combustível, recorrendo às máquinas das próprias instalações".

Segundo o adjunto dos bombeiros, "todo o material" está a ser remexido "para que se consiga arrefecer e combater e eliminar tudo o que seja fogo".

O incêndio está circunscrito a uma "área junto às instalações" e "não há edifícios nem zonas florestais circundantes em risco", adiantou ainda Rui Ferreira.

Notícia atualizada às 13:10

Últimas