País

Proteção Civil alerta para risco "muito elevado e máximo" de incêndio nos próximos dias

A Proteção Civil emitiu um aviso à população devido às previsões meteorológicas previstas para os próximos dias, sobretudo no interior Norte e Centro e no Algarve. Há ações proibidas e outras que precisam de autorização.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Verónica Moreira

Mais de 50 concelhos de oito distritos estão, esta segunda-feira, em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou quase todo o continente sob aviso laranja.

Face a esta previsões, a Proteção Civil emitiu um aviso à população para o agravamento do perigo de incêndio rural em todo o país, podendo registar-se valores de "muito elevado a máximo" no interior Norte e Centro e no Algarve.

De acordo com o IPMA, em perigo máximo de incêndio estão mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança, Vila Real e Guarda.

Há, por isso, medidas de prevenção que a população deve adotar e proibições legais que estarão em vigor. Saiba quais:

  • É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva sem autorização. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
  • nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer queima de Amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia. Informe-se na sua Câmara municipal ou através do 808 200 520;
  • os dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

A temperatura máxima mais elevada prevista será alcançada em Évora e Santarém, com 42 graus Celsius. O distrito de Beja terá uma temperatura de 40 graus, Portalegre de 39 Castelo Branco 38, Vila Real 36, Bragança e Viseu 35, Guarda 33 e Faro 31.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso laranja para 11 distritos entre segunda e quarta-feira. Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja entre as 09:00 de segunda-feira e as 18:00 de quarta-feira.

Já distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 09:00 de terça-feira e as 18:00 de quarta-feira. Os distritos do Porto, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 desta segunda e as 18:00 de quarta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18:00 de quarta-feira por causa do tempo quente.

Para se proteger do calor, a ANEPC reforça a importância de:

  • Aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos;
  • Aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas;
  • Usar chapéu e roupas claras, largas e frescas;
  • Optar por refeições leves e frescas;
  • Refrescar-se com água ao longo do dia.

Segundo os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.

Últimas